10 setembro 2014

' Dica ' - Essência da Fotografia


A um tempinho atrás eu havia feito um post no blog falando sobre a Essência da Fotografia. Falando do meu descontentamento com alguns profissionais e o caminho ao qual eles estavam levando a fotografia. Mas hoje venho com o post no mesmo titulo só que com dicas, de como aperfeiçoar seus conhecimentos, do que não fazer e outras dicas.

Bom, antes de mais nada o recado que sempre dou nas minhas dicas, isso não é regra, acredito que cada segue o caminho que quiser, mas hoje dou dicas não como uma fotografa, mas como uma cliente, o que eu gostaria de receber quando resolvo contratar um profissional.


 01 - Escolha seu foco

Acho que a primeira coisa a se fazer é escolher seu foco, em que realmente você vai trabalhar.
Eu já fotografei eventos em Igrejas, casamento, ensaios de gestante, crianças, casal e até de moda, e sim, há uma diferença entre eles, cada um precisa de uma atenção e digamos que técnicas diferentes. Por exemplo: no casamento as coisas são mais rápidas, sua atenção tem que ser redobrada e com crianças sua energia é que tem que ser redobrada, nem toda criança vai se soltar facilmente na frente da sua lente (mas garanto, vale a pena, é minha área preferida
).
Então se ainda não sabe qual área quer trabalhar, pesquise, se inspire, não vai demorar muito pra se encontrar :) afinal a fotografia é apaixonante.

PS. Escolha seu foco e vá nele, não queira fazer algo que não goste. Já ouvi de fotógrafos reclamando de fazer fotos de aniversário de criança por exemplo, porque as crianças não param e tudo mais, mas ai que tá o ponto, se não gosta não faça, é melhor recusar o trabalho, do que depois reclamar. Você nunca sabe se a pessoa pra quem você esta reclamando vai guardar isso só pra ela, então evite problemas futuros.



02 - Escolheu seu foco, agora estude e teste seus conhecimentos..

Já escolheu seu foco, pode ser um ou até mesmo todas as opções ali de cima. Agora estude, a sua câmera, sobre a fotografia, sobre técnicas e até dicas de outros fotógrafos que podem te ajudar a deixar seu cliente a vontade e você também. E teste tudo que estudou. Mas lembre-se, não faça isso com seus clientes, quando for fazer algum trabalho faça o que sabe, claro uma coisa ou outra você pode testar dependendo do trabalho que você vai fazer, mas a suas exceções, por exemplo você não fazer testes durante um casamento né.

03 - Cheque sempre seu equipamento.

Se tem uma coisa que a gente nunca pode esquecer é checar nossos equipamentos pelo menos 5 horas antes do trabalho. Afinal, não fica nada legal você ter que apagar as fotos do cartão de memória no hora do ensaio, ou chegar lá e descobrir que a bateria da câmera já esta no fim, ou até mesmo esquecer algum acessório que você ia utilizar em um ensaio por exemplo. Não rola né. Então é melhor prevenir sempre, sempre mesmo.


04 - Evite levar seu mal humor ou problemas pro trabalho

Acho que essa dica não é valida só para fotógrafos, mas pra qualquer área né. Lembre-se, independente do seu problema o seu cliente quer ser bem tratado, e não quer um fotografo mal humorado pra lhe atender.
Eu entendo que tem dias que realmente não estamos bem, mas saiba que se levar isso pro trabalho pode ser pior :/


 05 - Capriche na entrega do trabalho

Sabe, além da boa qualidade do atendimento, resultado do trabalho, o cliente espera uma boa entrega. Um material de qualidade, e um capricho mesmo que as fotos sejam entregue apenas no CD.
Tenho pra mim que, não é porque um cliente vai querer as fotos reveladas ele é melhor ou merece um produto mais caprichado que alguém que optou por guardar as fotos apenas no CD ou pendrive por enquanto.


06 - Se inspire, mas não copie

Eu entendo que objetos quase todos usamos os mesmo (quando o assunto é ensaio) e até já falei sobre isso aqui, e poses, sempre alguma vai sair parecida, mas tem algumas coisas que vemos que são realmente absurdas. Eu não tenho uma grande experiência, mas já vi pessoas não só se inspirando, mas copiando mesmo algumas das minhas fotos. Se inspirar, até eu me inspiro. Mas tem uma linha entre inspiração e plágio, e se for pra ver bem, não há regra, o que pra mim pode parecer que foi um plágio, pra você pode ser que não ou vice e versa. Por isso use sempre seu bom senso, pense antes de mais nada, se fizerem isso com a sua foto, o que você pensaria?
Depois disso, se inspire sim, e muito, mas não se esqueça de deixar sempre sua marca, seja um efeito, um jeito diferente de olhar a mesma pose, ou até mesmo focar o mesmo objeto.


07 - Se divirta :D

E por fim, mas não menos importante, se divirta com seu trabalho. Não há prazer maior do que se divertir fazendo o que ama. Sei que nem tudo é flores, por isso a dica lá em cima escolha seu foco.
Não leve tudo tão a sério, claro você precisa ter um foco, ter responsabilidade, mas não seja rígido de mais consigo mesmo. Toda vez que vou fazer um ensaio mais tranquila as coisa fluen mais, eu sinto e vejo no resultado.


PS. Relaxar não significa esquecer as dicas ali em cima, mas sim estar mais tranquila mesmo. Nervosismo e preocupação eu sempre tenho, afinal eu sou bem auto critica e sei da responsabilidade que esta nas minhas mãos, mas sem exageros né.

Bom pessoal, essas são as dicas e sugestões que tenho pra hoje. Não sou a maior e melhor fotografa que existe, sinto e sei que ainda tenho muito, muito mesmo o que aprender, mas o pouco que sei, já é algo que eu posso dividir, e como disso, isso aqui é algo que eu também espero de um profissional.
Mas e vocês, me contem, concordam? Tem algo que acha que deve ser evitado ou feito pelos profissionais da área?


PS. Esse post foi desenvolvido em um projeto de blogueiras para o Blog Querida G.A. onde agora sou colaboradora :) mas como gostei muito do post resolvi dividir com vocês aqui também.
Acompanhe as novidades do blog também nas redes sociais:


' Bjos. Até a próxima!
Comentários pelo Facebook
19 Comentários pelo Blogger

19 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu gosto muito de fotografia, pena que nunca tive oportunidade de fotografar nada com uma câmera semi profissional ou algo do tipo haha. Mas creio que oportunidades para isso virão mais cedo ou mais tarde =). Eu adorei suas dicas, muito boas!
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim graças a Deus. E com você? :)
      Virão sim, e enquanto isso é bom aproveitar o que a gente tem em mãos né, afinal não da pra perder um clique :D
      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Tenho MUITA vontade de trabalhar na área, só o básico, e acho que esse post pode me ajudar e muito, né? :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, e se é uma vontade sua, corre atrás, quando menos a gente espera as coisas começam a acontecer :)

      Excluir
  3. Adorei suas dicas! Estou pensando seriamente em seguir a carreira de fotógrafa num futuro próximo e isso me ajudou bastante, meu sonho é trabalhar com casamentos, vou começar a aperfeiçoar ainda mais meu "olhar de águia" para captar cada detlhe <3
    http://www.coisasdavic.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, estude, pratique, teste coisas, e se inspire. Fotografia é fantástico, e trabalhar com isso é ótimo :)

      Excluir
  4. amei o post fotografar pra mim é uma terapia amo e me relaxa haha amei e vou seguir suas dicas
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essas dicas foram muito boas pra mim já que em breve farei meu primeiro trabalho como fotografa (aaaaah, surtando), meu único medo é delas não ficarem boas :c
    Beijão

    http://compartilhando-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, que legal, boa sorte!
      Imagina, tenha calma, vá sempre olhando as fotos que foram clicadas que dará tudo certo :)
      Depois me manda algumas fotos pra ver :)

      Excluir
  6. Eu vi o seu post no Querida G.A e eu amei, você deu dicas maravilhosas ♥ post mais que completo >.<

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  7. Ai eu adorei suas dicas, achei válido sua opinião!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou fotógrafa, mas li uma vez que a fotografia tem que significar algo pro fotografado. E isso ficou na minha cabeça. Acho lindo fotos de grávidas por exemplo, mas quando é aquela coisa manjada, de colocar sapatinhos na barriga, acho passado. Mas quando colocam ela beijando o pai, aquele sorriso radiante, amo/sou <33

    thesoledade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ensaio de gravida é lindo mesmo, ainda mais quando o pai aceita participar, vai por mim, alguns não querem :/
      Mas quando aceitam, registrar esse momento é muita alegria não só pro casal, mas pro fotografo(a) também :)

      Excluir
  9. Muito bacana as suas dicas Day, mas acho que a primeira é essencial, não dá pra fazer de tudo, uma coisa ou outra sempre sairá mal feita, sou bem leiga quando o assunto é fotografia mas sempre procuro ler e aprender mais sobre o assunto, não sei se isso será só um passatempo ou se um dia eu poderei trabalhar como fotógrafa mas creio que o foco surge na brincadeira mesmo, no passatempo, por exemplo, eu acho que não trabalharia com casamentos porque não é uma coisa que eu gosto sabe, que me faça fica maravilhada. Nem é tão complicado assim, o problema é que tem gente que pensa que consegue fazer de tudo e não dá né... Beijos!

    botasbatidasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é Isabelle, eu amo o resultado e a satisfação de entregar um trabalho de casamento, mas o que me alegra mesmo é os ensaios de criança, por isso to tentando investir mais nessa área :)
      Aa, é bem complicado, fazer ensaios de várias áreas é fácil, mas quando se fala em ensaio e evente é diferente, e bem difícil de conciliar, pelo menos eu acho.

      Excluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo