14 março 2016

' Introdução alimentar ¹ '


Desde que o Adam completou 3 meses a introdução alimentar dele tem sido motivo de curiosidades por aqui. Eu particularmente não sabia como isso iria acontecer, minha única certeza (que mais era um desejo, afinal não sabia se iria conseguir) é que eu queria amamentar exclusivamente até os 6 meses.

Bom, isso aconteceu até uns 4 meses, foi então que começamos a dar chá de Erva Doce pra ele, 1 (no máximo 2) vezes ao dia. Apenas 80ml e sem açúcar. O motivo era o intestino dele que não funcionava muito bem.
Confesso que fiquei um pouco enciumada, pois foi a primeira vez dele pegando a mamadeira e ele aceitou bem rápido e amou o chá.

Bom, isso foi até os 4 meses e meio, ai então o Pediatra liberou água filtrada.
A reação dele foi um pouco diferente do chá, ele fez cara feia e até agora não gosta muito, mas toma. E sempre fica calmo quando toma água, na verdade brinca com a mamadeira hehe

10 dias depois dele começar a tomar água já começamos a dar suco de laranja. Ele tem tomado suco de meia laranja todos os dias, sempre na parte da manhã, entre o café e almoço. Não colocamos água nem açúcar. E variamos sempre os tipos de laranja.
No começo ele não aceitou bem o suco, mas hoje toma e quer mais :)

Quando ele completou 5 meses e meio entramos com as frutas (até postei uma foto no instagram da primeira fruta que ele experimentou, essa que abriu o post).
Seguindo essa orientação começamos com a Banana, seguido de Mamão (foi a preferida dele :D), e agora estamos entrando com a Maçã pra em seguido dar a Pêra. A quantidade dessa fruta é de um pires de café.

As frutas ele come todos os dias praticamente nos mesmos horários, entre café da tarde e jantar. Outra orientação é não amamentar nesse período pós lanche, pra ele saber que essa é a hora da fruta. No começo não foi fácil seguir essa orientação, afinal o horário escolhido era um horário que o Adam estava sempre com sono, então ele comia fruta mas queria o mama pra dormir. Ajustamos esse horário pra pouco antes desse soninho dele e melhorou muito :)

Perguntas que sempre me fazem:
Adam já esta comendo comida ou sopinha?
Não. Eu particularmente não acho atrativo dar uma comida batida no liquidificador, ou amassada e misturada tirando da criança a oportunidade de conhecer o sabor de cada um dos alimentos que pra ela são novos. Não sei a posição do Pediatra dele em relação a isso, mas acredito que seja a mesma que a minha.

Você já esta dando outro tipo de leite pro Adam?
Não, ele ainda não completou os 6 meses e o único leite que toma é o materno.

Quando você vai começar a dar mamadeira pra ele?
Ainda não sabemos, a principio queria amamentar exclusivamente até os 6 meses, depois seguir amamentando apenas a noite.

Qual fruta ele mais gostou?
Mamão.
PS 1- A introdução alimentar do Adam é sempre pensada e discutida pelo Pediatra, Doug e eu.PS 2- Essa introdução do Adam não é regra, não é o mais certo, é apenas a forma que decidimos fazer. Existem pessoas que fazem totalmente diferente da gente, cada um tem uma escolha e não julgamos nenhuma. Esse post é apenas pra dividir com vocês o que eu penso e um pouco da vida do Adam.
Bom, esse foi o começo da introdução alimentar do Adam. Daqui alguns dias voltamos ao Pediatra para montar um cardápio de papinhas, e sim estou bem ansiosa pra isso. Fico muito feliz em ver ele descobrindo sabores e ver qual ele mais gosta.

Então é isso, depois da consulta eu volto com a parte 2 desse post e conto pra vocês como ele está reagindo e o que está gostando.

Mas enquanto isso comentem aqui dúvidas sobre introdução alimentar, se você tem filhos o que achou dessa fase e que dicas tem pra dar :)

Acompanhe as novidades do blog também nas redes sociais:
' Bjos. Até a próxima!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo