01 outubro 2013

' Fotografia ' - Essência


Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vim pra falar de uma coisa que eu amo Fotografia, fotografar. Tudo que envolva essa arte de congelar momentos.

Bom não vou falar de como começou minha paixão por fotografar porque já falei sobre isso aqui no blog.
Na verdade hoje vim falar de inspiração, do que tenho visto e sentido em relação ao que vejo. A início parece estar confuso né, mas já vou explicar.

Esses dias quando estava lendo um post que o do Melhor Ângulo fez, o tema era ' Por um casamento melhor fotografado ' (leia aqui). Lembro-me que o que me chamou a atenção no post foi o comecinho dele, que dizia:
Isso não acontece só nas cidades grandes não, pessoal, é em qualquer cidade-roça (como a minha)! E bem, o perfil dos estúdios é em 90% dos casos o mesmo:
  • Aquela vitrine com várias fotos de casais, meninas de 15 anos com cachoeiras no fundo e crianças vestidas de sapos e onças;
  • Montagens incrivelmente bem executadas (só que não), incluindo personagens da Disney interagindo com os bebês e alianças em marca d’água flutuando entre as fotos calorosas e apaixonadas dos prestes a subir ao altar;
  • Álbuns e canecas multicoloridas personalizadas com fotos e nomes em Comic Sans;
  • E nos estabelecimentos mais rycos, papeis de parede e displays de papelão (tipo os de cinema) que gigantes, ficam com uma resolução maravilhosa, principalmente os Mickeys e Minnies da vida que foram tirados do Google Imagens.
Obs. Leia o post todo pra entender melhor.

Eu identifiquei bem Taquarituba nesses itens que ele citou. E fiquei triste, por dois motivos, o primeiro é ver que alguns (nem todos) esses profissionais mostram aos clientes uma fotografia bem pobre digamos assim, e se você for querer mostrar a eles a essência da fotografia, trazer o que há de novo eles não iram aceitar. E segundo porque os clientes aceitam essa fotografia, não buscam o novo, seja por não conhecer, não poder, ou simplesmente não querer.

Eu sei que posso estar sendo dura de mais, mas quando olho as fotos do meus casamento sinto vergonha, sim vergonha. Na época eu gostei, era diferente. Eu não conhecia o que conheço hoje, não entendia o que era fotografar, e como muitos eu já pensei que fotografar era só pegar uma câmera e sair clicando. Mas hoje quando vejo as fotos, quando lembro de como o fotografo e o estúdio que eu contratei agiram eu sinto vergonha, de mim por pensar daquele jeito e do resultado, pois sei que poderia ter sido melhor.
 
Agora por outro lado quando olhamos as fotos do Flickr, We ♥ it e Tumblr nos maravilhamos com a beleza da fotografia, as vezes simples mas perfeita, as vezes com o mesmo objeto de várias outras, mas um olhar diferente.
É isso que me conquista e me encanta a cada dia mais na arte de fotografar, é isso que eu queria ver nos estúdios, nos ensaios, nos casamentos.

Mas e vocês, o que acham disso tudo? Na cidade de vocês as coisas estão assim também? Vocês acham que estúdios estão se esquecendo da essência?

Bom esse foi o post de hoje, diferente do que sempre faço, quase, na verdade um desabafo. Espero que tenham gostado.


' Bjos. Até a próxima!
Comentários pelo Facebook
13 Comentários pelo Blogger

13 comentários:

  1. É verdade já vi muitas fotos de "profissionais" que não tinham qualidade alguma, até as fotos tiradas pela família em maquinas comuns (até mesmo em celulares) ficam melhores.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. também amo! seguindo amazingbrightworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cara, você falou tudinho!
    Eu fico pensando o mesmo que você, que eu só vejo fotografias porcas. Normalmente, fotos boas são tiradas por fotógrafos com trabalho próprio.
    Aqui na minha cidade tem um maravilhoso, o trabalho dele é caro segundo os leigos, mas pro amante de fotografia vale cada centavo, ficam perfeitas, de verdade.

    http://www.mobadtrip.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso dizer o mesmo sobre alguns fotógrafos próprios aqui da minha cidade :/
      São caros, mas fotos que nem sempre são criativas, muitas das vezes copias. E sem contar no tratamento com o cliente, triste de mais.

      Excluir
  4. Amo foto também!
    Seu blog é mera fofo!
    Beeijos
    http://menina--estilosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, estudo fotografia.
    e fiquei encantada pelo o que vc escreveu, ameeeeeei!
    Estou te seguindo, retribui;
    http://styleinloove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ooi princesa , é vdd bem assim !
    mas você pode se tornar uma otima fotografa e fazer diferença rs
    *-* amei o blog estou seguindo! me ajude a chegar aos 400 seguidores vou amar te ter
    por lá , to esperando você viu princesa *-* beijos
    http://lollimundodeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. hehe Amém, estou buscando ser uma :)
      Seja bem vinda!
      Claro, farei uma visitinha e se gostar eu sigo.

      Excluir
  7. Pior é saber que eu identifiquei esses tópicos que ele postou em estúdios daqui, mas ao mesmo tempo conheço estúdios muito bons e que conseguem captar a essência das coisas.
    Quando vou fazer alguma foto nova procuro tentar fazer algo diferente. Não dá pra ficarmos sempre na mesmice.
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, sempre temos que inovar e buscar inspiração não é vergonha né :D

      Excluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo