07 outubro 2014

' Recomendo ' - Livros para Crianças



Oie pessoal..
O mês das crianças chegou (Uhulll.. kkkk'), e nós resolvemos dedicar alguns posts a elas!
Eu tenho 20 anos, e amo os livros infantis (sou uma criança grande.. hehehe').. Quando tiver os meus filhos, quero transmitir a eles essa paixão pelos livros..

Em um mundo onde o mais comum é ver crianças diante das televisões, vídeo games e computadores, não existe nada mais lindo do que ver uma delas com um livro na mão! Então, que tal presentear seus filhos (vale também irmãos, sobrinhos, primos..) com um livro nesse Dia das Crianças?

Pensando nisso selecionei 10 livros, infantil e infanto-juvenil, para indicar a vocês.. Espero que gostem!

1.      O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Príncipe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Príncipe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo.


2.      O BGA – O Bom Gigante Amigo (Roald Dahl)

Sofia era uma menina órfã que vivia em um orfanato. Uma noite, em plena Hora das Bruxas, ela é raptada por um gigante orelhudo que a descobriu espiando pela janela. Mas Sofia logo descobriu que ela não precisava ter medo daquele gigante, que era amigável e tinha como função soprar sonhos nas janelas das crianças.
Ao lado dele, ela bola um plano para acabar com os gigantes maus, que adoram devorar "serumanos". Um plano que envolve pesadelos terríveis e a rainha da Inglaterra.




3.      Extraordinário (R.J. Palacio)

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

4.      Diário de um Banana (Jeff Kinney)

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.





5.      Diário de uma garota nada popular (Rachel Renée Russell)


Nikki, de 14 anso, ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e AA novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.





 

6.      A história de Peppa (Mark Baker, Nevile Astley)

Era uma vez uma porquinha adorável, meio mandona, chamada Peppa. Ela gostava de ficar pulando - para cima e para baixo, para cima e para baixo - nas poças de lama... Divirta-se com Peppa e sua família com o livro da porquinha mais amada pelas crianças! Oinc, oinc!







7.      Como treinar o seu dragão (Cressida Cowell)

Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.

8.      Amigo se escreve com H (Maria Fernanda Heredia)

Não se trata de um erro de ortografia. H é o nome do melhor amigo de Maria Antônia, a principal personagem dessa história. Ela é uma menina de dez anos e sete meses, que sofre as angústias comuns aos meninos e meninas que estão deixando de ser crianças. O livro, traduzido pela especialista em literatura infanto-juvenil Laura Sandroni, mostra a insegurança, a solidão, o primeiro amor e a amizade que Maria Antônia enfrenta. Vencedor do Prêmio Norma-fundalectura de 2002, um dos maiores prêmios latino-americanos de literatura infanto-juvenil, "Amigo se Escreve com H" leva aos leitores as angústias de meninos e meninas que estão saindo da infância.


9.      Viagem ao céu (Monteiro Lobato)

Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa.






10.  O menino maluquinho (Ziraldo Alves Pinto)

Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.





É isso ai pessoal.. Deixem sua opinião e quem tiver mais sugestões, compartilhe com a gente! 
E pra quem for comprar livros (ou qualquer outro presente) nesse dia das crianças pela internet não esquece a dica da Day de como comprar mais barato, descontos são sempre bem vindos né hehe'
Bjos. Até a próxima!
Comentários pelo Facebook
9 Comentários pelo Blogger

9 comentários:

  1. Tenho uma irmã mais nova que é quase minha filha e umas das grandes paixões dela são os livros, uma vez mostrei o blog da Melina pra ela e desde então ela me pede todos os livros que a Mel resenha haha. Acho essencial incentivar a criança a ler desde pequena e não tem coisa mais linda do que ver uma criança lendo, com certeza o meu presente para ela será um livro <3

    Beijos!
    botasbatidasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero incentivar os meus filhos desde novinhos a gostar dos livros! rsrsrs'

      Excluir
  2. Oww, que fofo , amei , e a modelo da primeira foto é linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tercy.. *-* A modelo é uma princesinha lindaa!! rsrsrs'

      Excluir
  3. Oww, que fofo , amei , e a modelo da primeira foto é linda.

    ResponderExcluir
  4. Nhaw! Ver esses livros me dão uma nostalgia tão profunda, já que alguns eu li quando eu era considerada uma criança, hahaha. Saudades! ♥
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com uma saudade enorme da minha infância quando selecionei os livros.. E deu uma vontade de reler alguns! rsrsrs' :-)

      Excluir
  5. own *-*
    O Pequeno Príncipe foi o primeiro livro que li sozinha ♥
    E também aprendi a desenhar com ele. Muita nostalgia essa lista! Amei.

    http://yagaminana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tive a oportunidade de ler O Pequeno Príncipe com 20 anos, e descobri que apesar de ser um livro infantil, todo adulto deveria ler ele! *-*

      Excluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo