15 julho 2014

' Dica ' - Comprando no Aliexpress

(Foto via Tumblr)

Olá meninas!
Quem acompanha o blog a um tempinho deve estar achando estranho este post, afinal falei aqui sobre a vontade e medo de fazer compras on-line em sites gringos.
Então vou explicar.. Depois de tanto ver coisas lindas nesses sites e baratas também, resolvi arriscar e enfim fazer minha primeira compra fora do Brasil.

A loja/site escolhido foi o tão conhecido Aliexpress.
Sei que não sou expert nesse assunto, mas quero passar pra vocês o pouco que fui aprendendo durante a minha compra, e pra ficar mais fácil de entende vou passar a dica pra cada passa da compra.

Escolhendo o vendedor e o produto.
Acho que uma das primeiras coisas que as pessoas pensam quando vão fazer compras no Aliexpress (ou qualquer outro site) é ' será que esse vendedor é bom? '
E sobre isso nem tem muito o que falar né, a gente sempre ouve a mesma coisa, veja os comentários sobre ele, as estrelas e tudo mais, e é o que se tem que fazer.
Agora sobre o produto é um pouco mais complicado. Mas tem um grupo no facebook que é uma mão na roda, o Bazar Aliexpress. Nesse grupo os membros sempre postam suas experiencias de cada compra, falam sobre a qualidade do produto e vendedor, e também vendem algumas coisas compradas no próprio site, na maioria das vezes a venda é pelo mesmo valor que pagaram (mas você é quem paga o frete).

Então essa é minha dica, antes de fazer uma compra pergunte. É bem melhor do que fazer a compra pelo escuro.

Como posso fazer o pagamento?

O pagamento no Aliexpress é feito com cartão de crédito, não sei se é só internacional ou não, isso porque prefiro as compras pelo boleto. Sei que com ele a compra sai a vista. Mas vale a pena, afinal além de se controlar um pouco mais, com o cartão o valor as vezes pode mudar dependendo do dia da compra.
Isso porque o dólar pode subir ou abaixar, e o valor cobrado é sempre o valor do dólar no dia da fatura do seu cartão.
Mas caso você queira comprar pelo cartão ainda assim, tente fazer as compras próximas do dia da fatura pra não levar um susto na hora que a fatura chegar em casa.

Efetuei o pagamento e o vendedor não enviou meu pedido, e agora?
Nesses casos tenha calma e espere. Sei que a calma pode faltar, ainda mais quando se é ansiosa como eu, mas nesses casos não tem muito o que fazer. Só esperar mesmo. Mas sem medo, porque quando isso acontece o próprio Aliexpress entra em contato com o vendedor, e da um prazo a ele pro envio do produto. Se o envio não for feito o Aliexpress cancela a compra e entra em contato com você para a devolução do dinheiro.
Quando chega nesse ponto eles pedem seus dados bancários e assim que você passa eles dão o prazo de 10 pra devolução do dinheiro.

Meu produto foi enviado, mas o código de rastreio não funcionou, o que fazer?
Nesse caso entre em contato com o vendedor, falando que o código não funcionou. Ele vai te responder com outro código. Mas vou adiantando que nem sempre isso vai resolver. Tenho algumas compras que o código não funcionam, e mesmo falando com o vendedor o segundo código não funcionou.
Mas já ouvi de muitas pessoas que receberam suas encomendas mesmo o código não funcionando. Então mais uma vez paciência.

O prazo do código de rastreio acabou e a encomenda não chegou, e agora?
Minha dica pra isso é ' não deixe o prazo acabar '. Quando a encomenda estiver com 10 dias apenas, já peça pra aumentarem por precaução. Eu sempre peço pra mais 30 dias.


Minha encomenda chegou no Brasil, porem esta parada em Curitiba. O que faço?

Pelo que vi a maior parte das coisas que chegam no Brasil vinda do Aliexpress passa por Curitiba. E quando isso acontece a encomenda pode ficar dias, ou até meses lá, tive uma compra que ficou quase 2 meses. E nesse caso não há muito que fazer também. Mesmo que você queira retirar lá, não tem jeito, é só esperar.
O motivo na real eu não sei, muitos dizem que é porque os correios não dão conta dos pacotes que chegam, outros que era por causa da copa, e várias outras coisas.
Sei que isso não é pra todas as compras, umas chegam primeiros que as outras (não sei porque) mas elas chegam.. É só ter paciência.

Bom meninas, essas são algumas dicas, e esclarecimentos de dúvidas que eu tive e já vi muitas pessoas com as mesmas. Espero que o post venha ajudar a quem quer fazer sua primeira compra no Aliexpress, ou já fez mas esta meio perdido.
Lembrando que as informações desse post são todas que eu passei ou aprendi com as minhas primeiras compras.
Aa, e pra quem quer acompanhar de perto suas compras, tem um post aqui no blog falando de vários app de rastreio de produtos. Recomendo :)
Mas me falem, quais suas maiores dúvidas quando compram na internet, e deixem dicas também, uma boa dica nunca é de mais né?


Acompanhe as novidades do blog também nas redes sociais:
' Bjos. Até a próxima!
Comentários pelo Facebook
6 Comentários pelo Blogger

6 comentários:

  1. O ali é um paraiso ,adoro estou sempre coprando alguma coisa.
    beijso
    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa lá, aja controle pra não gastar de mais hehe

      Excluir
  2. Adorei o site com toda certeza, porém essa copa acabou com meus pedidos, comprei uns dois meses atrás e até agora nem saiu de lá ainda :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To na mesma situação Kelly :/
      Mas espero que agora melhore :)

      Excluir
  3. Eu amo fazer compras no Aliexpress e sempre incentivo as pessoas comprar também, amo os preços!
    Beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo