19 março 2014

' Plágio '

(Foto via Tumblr)

Quando se fala de plágio muitos se revoltam, pensão na sua capacidade e na falta da mesma de quem o 'plagiou'.
Mas, depois de umas coisas que aconteceram, parei pra pensar na seguinte pergunta ' O que é plágio? '. Tá, ai você responde, plágio é quando alguém cópia o trabalho de outro alguém. Mas como saber se foi plágio mesmo, ou não? Esta meio confuso né, mas calma que já vou explicar.

É o seguinte, hoje em dia são milhares de blogs com o mesmo tema, post's com o mesmo jeito de se expressar, as mesmas tag's. São milhares de fotógrafos fotografando também o mesmo tema, as vezes com os mesmos objetos, as mesmas poses. Uma mesmice que eu pergunto, pode se chamar de plágio?
Eu sei que em alguns casos o plágio nítido, mas acho hipocrisia e absurdo alguém que se inspira em alguém, ou faz um trabalho um tanto 'comum' (digo isso por ver
coisas parecidas em todos os ensaios/post's , ou que tem seu trabalho igual ao de muitos por ai) e vem dizer que outros profissionais o ' copiaram '. Isso pra mim não é cópia, nem plágio. Mas e você o que acha?

Esses dias vi em um blog (não lembro o qual) dicas pra ter um blog bem sucedido e, uma delas é você trabalhar com o que todos trabalham, mas diferente. Isso é complicado, eu sei, mas dizia também que você tem que fazer do seu jeito, com a sua cara, afinal mesmo que queiram, não há como te copiar, não há como ter os mesmos gostos que você, o mesmo jeito de pensar, sempre haverá algo diferente.
Bom, minha conclusão é, se te plagiaram, sim corra atrás dos seus direitos, mas se não tem certeza peça opiniões, certifique-se, mas não saia acusando outros profissionais sem certeza. Pode ter alguns que vão concordar com você (mesmo você não tendo razão) mas vale a pena chamar atenção destruindo/atrapalhando o trabalho de outros?

Enfim, quero esclarecer que esse texto foi feito depois de perder um pouco a paciência com a falta de compromisso e respeito de alguns com o trabalho alheio, não quero entrar em detalhes porque mesmo sendo atingida quero não me envolver mais.

Aa e antes de terminar deixo uma frase que ouvi do Geovani (namorado da minha irmã) em um momento que faltava um pouco de esperança e animo, e que nunca mais esqueci. Que
 é ' Tem pão pra todo mundo. '
Ele me disse que você não precisa se preocupar com quem quer atrapalhar seu trabalho, Deus prepara o melhor. Tem leitores/clientes pra todo mundo ;)


Acompanhe as novidades do blog também nas redes sociais:

' Bjos. Até a próxima!
Comentários pelo Facebook
7 Comentários pelo Blogger

7 comentários:

  1. Concordo com você que está difícil hoje em dia saber o que é plágio e o que não é, acho que passa a ser plágio quando o post está igualzinho ao seu, como já aconteceu comigo. A menina postou e todas as palavras eram iguais, a acentuação igual e as brincadeiras que fiz no meio do post. Isso que ela tinha 11.000 seguidores a mais que eu, então eu pensei, poxa, será que pra chegar onde ela está hoje ela plagiou mais alguém? É complicada essa situação :/
    Mas falando de coisa boa, haha, adorei seu blog, muito bons post, seguindo ^^
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, mesmo. Também já aconteceu comigo, de copiarem o texto completo. Até a foto, brincadeiras que fiz e tudo mais. Tenso isso :/
      Own, fico feliz em saber disso :)
      Seja bem vinda!

      Excluir
  2. Plágio é um dos problemas que enfrentamos nessa imensa blogosfera. Sempre que vou citar alguma coisa de algum outro blog, costumo coloca entre aspas e no final anexo a fonte da informação. Acho que todos deveriam fazer isso. Não custa nada e ainda reserva os direitos para a pessoa que teve todo o trabalho e cuidado de fazer um post original.
    Parabéns pelo post *-*

    Olha, está rolando um projeto super divertido no meu blog. Queria tanto te encontrar por lá!
    http://factsinasuburb.blogspot.com.br/2014/03/a-letter-endless-o-comeco.html
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre tento creditar, entendo que as vezes não é possível, mas ai dou créditos pelo menos a rede social onde encontrei.

      Claro, vou dar uma passadinha pra ver do que se trata :)

      Excluir
  3. Mesmice tomou conta da blogosfera!

    http://conexahollywood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, ngm esta a salvo do plagio neh. Tem muito gente querendo pegar as coisas prontos e usar, se ainda desse o credito não me importaria, afinal mostraria que gostou muito do que fiz, mas nem sempre são assim neh. Passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, sigo tb!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, muitos acham mais fácil e ainda acreditam que isso vai lhes ajudar em algo :/

      Excluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo