05 agosto 2015

' Dicas ' - Fotografando com o celular


Olá pessoal. Tudo bem?
Fui convidada pela Day a estar criando um post sobre fotografias. Eu sempre gosto de ver dicas sobre edições no próprio celular, porém, todos só falam do Iphone e como eu não tenho um, mas minha operação é Android, eu acabo achando bastante dificuldade em encontrar app legais que dão um toque de profissionalismo e até algumas dicas de ângulos e luz.

Primeiramente, quero deixar claro que tenho pouco conhecimento sobre o assunto, mas eu amo fotografar, então meu desejo fala mais forte.

Há uma dica que todos dão e quero reforçar: INSPIRE-SE.
Eu amo observar fotografias e sempre vejo ideias ótimas de posições, cenários e até edições. Tudo isso através de fotos de outras pessoas. Então tento reproduzir.

Outra dica importantíssima: NITIDEZ.
Ninguém merece aquela foto borrada ou desfocada. Não é necessária uma câmera profissional para obter fotos nítidas. Mas tente sempre ir para lugares com luz natural. Uma das dicas boas ao tirar foto em casa é ir para uma janela ou um canto em aberto, com bastante luz, pois deixa a foto nítida. E nada de tremer a câmera na hora da foto. Tente posicioná-la de forma firme entre os dedos.
Aqui vão algumas fotografias recentes que eu tirei, com exemplo e dicas.

Sozinha
Eu sei que essas COM CERTEZA são as mais difíceis. Além de você tentar achar um ângulo certo, há todo o processo de captação da luz e planejamento em edição. Mas, é a melhor forma de aprender a fotografar, pois vai pegando práticas com o tempo. O tempo sempre nos aperfeiçoa. Geralmente, as fotos sozinhas são as famosas "selfies", porém, se a câmera frontal do seu celular não for muito boa (às vezes a minha fica ruim), eu viro meu celular e tiro várias fotos até achar uma legal. Eu tiro na câmera normal.

O que eu fiz nessa foto? Primeiramente, eu passo make. Sei que é chato passar maquiagem apenas para tirar uma foto, mas a maquiagem dá todo o "tham" na foto. Eu sou bastante branca e mal tenho cílios, então tento abusar no lápis de olho e no rímel. Eu tenho algumas alergias e não, não sei colocar cílios postiços. Então, um APP que eu suuuuuuper indico á vocês que é disponível para Android e Windows (creio que ele também instale no Windows), é o VSCOcam. É um app com bastantes filtros e que conseguimos tratar as fotos. São filtros diferentes dos demais, pois podem mudar completamente a foto sem deixar a foto com MUITO filtro e até deselegante, por exemplo, "Retrica ou CandyCâmera".

Essa foto foi uma vitória para mim. Por quê? Trabalhar o preto e branco é muito difícil, conseguir deixa-la no tom que você quer é complicado e nessa eu conseguir. Outra coisa, se repararem, a foto está cortada. Geralmente, damos a dica de não cortar a foto. Se você quer que o seu rosto seja o foco da foto, deixe-o completamente, jamais corte! Tente-o moldar com o cabelo e a franja, mas jamais corte um pedaço da testa ou do cabelo, ou do rosto. Da mesma forma, se deseja tirar foto do seu corpo numa porta, jamais corte um pedaço da porta. Deixe-a completamente. Pois a foto ficará sem sentido e pelas metades. Porém. Todavia. Contudo. Se soubermos trabalhar a foto... Cortar a testa ou deixar metade do rosto pode se tornar bastante bonito. Falo por mim, em muitas fotos eu fico com mais 5cm de testa do que o normal e é horripilante rsrs Então, tento trata-las cortando.

O que eu fiz nesta foto? Eu dividi meu cabelo no meio para a franja ter um caimento melhor e fiquei no ângulo mais de lado (meu melhor ângulo). Deixei a minha posição centralizada (já iremos falar sobre isso). O resultado foi bom, pelo menos, eu gostei.

Beleza, essa foto minha irmã tirou, mas quero falar sobre ela.
Algumas pessoas só tem o pensamento de fotos CENTRALIZADAS. Porém, a regra dos terços ainda está valendo. Aquilo que você quer fotografar pode ficar no meio, ou em um dos lados, sendo direito ou esquerdo. Nesta, eu fiquei em um dos lados e tentei focar também na paisagem. Às vezes, fotos somente em casa fica muito clichê e enjoa bastante as pessoas que as vê. Então não custa nada sair um pouquinho de casa. Neste caso eu não havia feito essa pose para foto, eu estava descontraída rindo de uma cena que vi e minha irmã tirou a foto sem eu saber. Às vezes você pode ter uma ajudinha de alguém que pegue você "desprevenida", algumas fotos podem dar certo, como esta.

Fotografando outras pessoas.
Uma pessoa está na rua, você passa e ela te chama pra tirar uma foto dela. Já aconteceu com você? Acontece comigo de forma diária. Você não sabe o gosto da pessoa e tenta numa atitude desesperadora tirar milhares de fotos pra vê se alguma sai legal. Então. A foto abaixo é da minha irmã e meu pai juntos. Dei uma ajudinha para eles. O foco está neles e no local. Tentei tirar do corpo todo e também deixar um espaço para o céu e não cortar a cabeça deles ou deixar um curto espaço.



Livros e outras coisas.
Eu amo fotos de livros, janelas, um objeto e mais. São simples, porém, com um toque de sofisticação incrível. Eu gostei muito da ideia de usar a mão na foto também ou somente os dedos, não deixa a foto tão vazia assim. Veja:


Nesta foto eu tentei pegar de fundo a porta do meu quarto. Achei que poderia dar um preenchimento melhor neste fundo mais branco.

 Algumas fotos você procura a legenda. Nesta, eu procurei a foto. A legenda é um pequeno texto da Cecília de Moraes e procurei tirar uma foto da janela para caber direitinho. Então, está aí o resultado. Coloquei preto e branco, pois achei que pudesse ficar mais leve a foto.

Bom pessoal é isso. Quero dizer que ando me inspirando principalmente no trabalho de um amigo meu. Eu gosto bastante de fotos da cidade e ele tira bastante delas. Está aí alguma delas para inspiração. (Instagram dele: @vinicius_melo_)



Espero que tenha ajudado.
Qualquer dúvida deixe seu comentário aqui abaixo.
Redes sociais: (Instagram: @biancaairess)
Beijos e até a próxima.


Comentários pelo Facebook
3 Comentários pelo Blogger

3 comentários:

  1. Que linda você !
    E que fotos incríveis, você tem o dom da fotografia hein? hahahaha
    Visita meu blog ?
    ( www.brusilvablog.blogspot.com.com )
    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna ♥ Ah tô tentando desenvolver esse lado de fotógrafa meu Haha. Visito sim *-*

      Excluir
  2. Eu não tenho câmera fotográfica profissional, então, tenho que usar a do celular mesmo para fazer as fotos para o blog. A dica da luz natural é realmente importante. Eu só consigo obter o resultado esperado perto de uma janela ou ao ar livre, senão a imagem fica muito granulada. Fazer alguns ajustes no PS também ajuda, sempre ajusto os níveis já dá uma boa diferença! Adorei as dicas! Beijos!

    ResponderExcluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo