14 outubro 2013

' Fotografia ' - Preparação para ensaios

(Foto via Tumblr)

Olá meninas :) Tudo bem com vocês?
Hoje resolvi vir aqui pra falar um pouco de algo que amo muito, que faz parte de mim, que é a Fotografia
Eu não entendo muito, e confesso que não sei usar uma câmera profissional, rio de mim mesma quando lembro do dia que peguei uma na mão no curso de Fotografia Documental que fiz hehe Minhas fotografias não tem muita técnica, costumo dizer que fotografo o que agrada os meus olhos, e faço isso do jeito que acho que fica fácil pra mim. Mas sim eu queria e quero aprender mais. Mas o foco do post hoje não é esse. Vim pra contar como faço os preparativos pros meus ensaios (costumo dizer que são Mini ensaios).
Vamos as dicas?! :)

1° A ideia.
Tem várias coisas que faço que me faz ter ideias, inspiração e vontade de fazer um ensaio. Mas algumas delas são: ver fotos, um gesto que alguém fez, um objeto que eu vi ou até um lugar que me chame atenção, por ser diferente, pela paisagem, pela iluminação. Outra coisa que faço sempre é, quando deito pra dormir e o sono não vem, fico maquinando ensaios na minha mente, de pessoas que eu quero fotografar ou das inspirações que vejo, ai pego no sono e no outro dia tento colocar a ideia em pratica ou pelo menos anotar tudinho pra não esquecer hehe

2° Dia marcado, arrumando as coisas.
Depois que eu tive a ideia, escolhi o(a) modelo, pensei no cenário e figurino, eu marco o dia.
Com o dia marcado o bom é fazer uma listinha do que você vai querer levar, tipo o que vai compor o cenário, objetos pessoais do(a) modelo.
Sempre levo um pano pra forra o chão caso necessário, bexigas, ursinhos de pelúcia, brinquedos, depende do tipo de ensaio que escolhi. Mas confesso que no começo eu me esquecia muito ai na hora tinha que improvisar. E as vezes a foto não saia como eu queria.
Outra coisa que recomendo fazer é se você usa muito a câmera pra fotografar, deixe ela vazia, meu cartão de memória é de 4 GB (o que eu acho razoável mas no momento o $$ ou a falta dele não me deixa comprar um maior) mas ainda assim prefiro deixar ele livre quando tenho ensaios, afinal nunca se sabe quantas fotos um ensaio vai render, imagina você ter que parar o ensaio pra apagar algumas fotos, além de chato tira você e o(a) modelo do ritmo (sim isso aconteceu comigo :/ ).

3° O dia chegou, na hora do ensaio.
Quando o dia do ensaio finalmente chega vejo se as coisas estão ok, dou uma ultima confirmada com o(a) modelo e sempre 1 da tarde estou indo pro local escolhido.
Na hora do ensaio, quando estou fotografando eu deixo a imaginação fluir. Uma única vez levei o note com algumas foto de inspiração (a pedido do casal que fotografei) mas de mim mesmo não levo, motivo? Já me inspirei na produção do ensaio na minha mente, então quero chegar no dia e fazer do meu jeito, se usar algo da inspiração vai ser o que eu mais gostei, que é o que eu lembro. Porque a gente não consegue guardar na mente todos os detalhes de uma foto, só os que mais nos chama a atenção, certo?!
Então, algumas das pessoas que fotografo ficam inquietas e ansiosas querendo saber o que tenho reservado pro dia, mas algumas das minhas fotos preferidas, saem ali na hora. A ideia surge do nada. Ou é uma composição do que já esta na minha mente.

4° Preste atenção nos detalhes.
Outra coisa que você tem que fazer é prestar atenção na hora do ensaio é nos detalhes. Tente aproveitar o máximo possível de um lugar. Cada cantinho, cada iluminação, cada fundo.
Quem me acompanha a um tempinho já sabe que Taquarituba é pequena, e os lugares dentro dela pra fotografar são limitados. Mas isso não me impede de inovar.
Uma prova disso é que a maioria dos meus ensaios foram feitos no mesmo lugar, o Brejão (como chamamos) da uma olhadinha só:




 Jaque | Manu | Doug (Mor) | Marcelo & Manu | Rafael | Jubrac 

Então meninas na hora de fotografar preste atenção naqueles lugares que parece não sair nada e faça sair uma linda foto :)

Ufa, o post ficou grande, mas tentei simplificar um pouco do que eu faço pra preparar meus ensaios. Espero que não se cansem de ler e que esse post ajude vocês, em breve quero fazer um post continuação desse com algumas action pra vocês. Querem?
Mas e ai o que acharam? Deu pra animar e tentar fazer um ensaio? :D


' Bjos. Até a próxima!
Comentários pelo Facebook
5 Comentários pelo Blogger

5 comentários:

  1. Adorei o post! Sou fotógrafa aqui na minha cidade e essas dicas que você passou são fundamentais! Também passo horas planejando poses, no que posso inovar, etc.. Amo fotografia! Adorei o seu blog e já estou seguindo para acompanhar os próximos posts!

    Sucesso pra ti!

    Beijão!

    www.corujaloira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Inovar é sempre bom mesmo.
      Own, que bom que gostou. Seja bem vinda! Te esperarei aqui *-*

      Obrigada. Sucesso pra você também!

      Excluir
  2. Adorei!! Eu tenho uma pasta do meu computador cheia de fotos inspiradoras que me dão ótimas ideias para fotos. Mas na hora é muito mais a questão do feeling, né?!
    Você sente que o momento dá uma boa foto e clica.

    Muito boas as suas dicas, adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não adianta as vezes fico insegura pra fazer as fotos, pesquiso em vários lugares, mas na hora mesmo, a inspiração pra uma ótima foto vem de dentro.
      Aham, isso gera lindas fotos espontâneas ♥ minhas preferidas.

      Fico feliz, muito feliz que tenha gostado :D

      Excluir
  3. Amei demais esse post, cada dicas maravilhosas ♥ esta perfeito
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

imagem-logo
Desenvolvimento por
imagem-logo